Polícia localiza suspeita de ser mãe de bebê achado morto em lixão no RN

Mulher será ouvida na Delegacia de Macau, cidade em que corpo foi achado.
Caso aconteceu na manhã desta sexta-feira (21) na zona rural.

 Corpo do bebê estava dentro de um caixa de papelão, jogada no lixão (Foto: Divulgação/Polícia Militar)

Corpo do bebê estava dentro de um caixa de
papelão (Foto: Divulgação/Polícia Militar)

A Polícia Civil vai ouvir o depoimento de uma mulher suspeita de ser mãe do bebê encontrado na manhã desta sexta-feira (21) dentro de uma caixa de papelão jogada em um lixão na zona rural do município de Macau, na região da Costa Branca do Rio Grande do Norte. A jovem, de 18 anos, confessou ter feito um aborto recentemente, mas nega ser mãe da criança achada morta nesta sexta. O bebê foi encontrado por catadores que trabalhavam no lixão.

O delegado Delmontiê Falcão, titular da Delegacia Regional de Macau, explicou que a suspeita disse ter feito um aborto recente, mas jogou o feto no vaso sanitário. "Nega totalmente. E afirmou que o aborto não foi proposital. Disse que estava tomando um medicamento para cólica. O bebê, segundo ela, tinha entre cinco e seis meses. O encontrado no lixão já estava formado. Era grande", detalha Falcão.

O titular da Delegacia de Macau pretende solicitar um exame de DNA ao Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep). De acordo com o delegado, a mulher está com medo da população. Algumas pessoas chegaram a se aglomerar na frente da delegacia na tarde desta sexta. "Vamos mantê-la aqui por segurança. Pode ser que alguém queira fazer alguma besteira na rua", afirma.


Falcão trata o caso inicialmente como aborto, no entanto não descarta a possibilidade de homicídio ou infanticídio - quando a mãe mata o filho durante ou após o parto, sem ter consciência do crime que está praticando. "Tudo vai depender dos resultados das perícias", conclui o delegado.

De acordo com Delmontiê Falcão, os catadores avisaram sobre a descoberta do corpo por volta das 7h30. "O pessoal que trabalha no local encontrou ele. É um menino, e estava de fralda. O corpo não estava rígido ainda, mas apresentava algumas lesões, provavelmente causadas por bicadas de urubus", disse.

Ainda de acordo com o delegado, ainda não é possível precisar se criança foi levada até o lixão ou se foi despejada por algum dos caminhões que descarregam lixo no local, que fica a 9 quilômetros da sede do município. "Vamos aguardar o Itep (Instituto Técnico-Científico de Polícia) para poder dizer qual foi a causa da morte do bebê", acrescentou Delmontiê.
Lixão onde corpo foi encontrado fica a 9 quilômetro da sede do município de Macau (Foto: Divulgação/Polícia Militar do RN) 
Lixão onde corpo foi encontrado fica a 9 quilômetros da zona urbana (Foto: Divulgação/Polícia Militar do RN)

 G1-RN

Comentários