Reajuste do salário mínimo poderá ser adiado

A possibilidade de adiar os reajustes do salário mínimo e do funcionalismo público no próximo ano é avaliada na Esplanada dos Ministérios. Segundo o site do jornal O Globo, a equipe econômica estuda passar o aumento do mínimo de janeiro para maio. No caso dos servidores, o período de repasse seria em dezembro, em vez de agosto.
A Agência Estado informou que a medida de adiar o reajuste do mínimo seria uma sugestão da consultoria da Comissão Mista de Orçamento do Congresso feita ao governo durante as negociações e contaria com o apoio do ministro da Fazenda, Joaquim Levy. A presidente Dilma Rousseff não teria dado aval à proposta, mas Levy teria insistido no assunto. Interlocutores do Palácio do Planalto garantem que não há estudo no governo para que a medida seja aprovada.
As iniciativas ajudariam a diminuir os gastos do governo, que se comprometeu a garantir um esforço fiscal de 0,7% do Produto Interno Bruto (PIB), estimado em R$ 43,8 bilhões, em 2016. A preocupação é com o risco de frustração de receitas.

Comentários